Image default
Artigos Artigos Employer branding Estratégias Gestão de talentos

Como atrair talentos para a sua empresa

O consumidor compra um produto pela sua qualidade, mas chega até determinada marca por pura empatia. Isso significa que quanto mais força tiver uma marca, maior será a sua presença no mercado. Por isso, quem quer ter sucesso nos negócios precisa de pensar em como transmitir confiança, qualidade, responsabilidade e ética através da sua marca. E é para chegar a esse resultado que existem os estudos de mercado direcionados à análise da marca.

Um estudo desse género visa analisar como a marca é percecionada pelos consumidores. Para isso, e de acordo com o objetivo da empresa, podem ser feitas pesquisas de notoriedade, imagem e posicionamento, além de estudos de extensão da marca. Entenda como funciona cada um desses processos e como eles podem ajudar nos seus negócios.

ESTUDOS DE NOTORIEDADE, IMAGEM E POSICIONAMENTO

Como avaliar a perceção que os consumidores têm da sua marca? E saber se eles a valorizam? Através de estudos de notoriedade, que visam avaliar a imagem de organizações, bem como perceber o grau de interesse dos consumidores sobre a marca, ou seja, o grau de notoriedade dela. Também é objetivo de um estudo de notoriedade, a perceção sobre a força da marca e o seu posicionamento face à concorrência.

Como se vê, os estudos de notoriedade, de imagem e de posicionamento são complementares entre si porque procuram identificar atributos da marca que ajudem a caracterizar melhor a empresa. Em geral, a marca deve refletir a imagem que o negócio deseja passar aos seus consumidores de maneira simples e efetiva.

O facto dessa imagem não ser percebida pelos clientes indica a necessidade de um estudo de posicionamento de marca. Segundo o professor e estudioso da área, Philip Kotler, posicionamento é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o intuito de ocupar uma posição diferenciada na escolha do público-alvo”. Ou seja, é preciso ver para quem deseja-se vender (segmentação) e como destacar-se nesse segmento.

Além disso, um estudo de posicionamento pode abranger todo o alinhamento de imagem da empresa, passando pelo uniforme dos colaboradores até a apresentação dos produtos nos pontos de venda. Portanto, a análise do posicionamento é indispensável para avaliar não só o destaque da imagem da empresa, como garantir que o marketing tenha as informações necessárias para controlar toda a experiência de compra e de contacto com a marca durante o processo de consumo.

infografia-estudo-de-marca

EXTENSÃO DA MARCA

A extensão ocorre quando uma marca já existente resolve introduzir novos produtos ligados a si. Esse processo de lançamento associado a uma marca já presente no mercado é cheio de riscos. Por isso, só deve acontecer depois de uma análise rigorosa do novo produto, da marca e das informações recolhidas com os consumidores.

É então que entram os estudos de extensão de marca. Com eles é possível perceber a melhor maneira de criar uma nova linha ou entrar noutra categoria do mercado. Através de uma análise prévia, leva-se à adequação entre a extensão e a marca mãe, tendo em vista que quanto mais similar e consistente a extensão for em relação à marca mãe, maiores oportunidades de sucesso ela terá.

Isso ocorre porque o conhecimento que o consumidor guarda de outros produtos com a mesma marca facilita o processo de identificação, contribui para a redução da incerteza quanto ao novo produto e promove a sua experimentação.

UM BOM POSICIONAMENTO PARA ATRAIR TALENTOS

atrairtalentosposicionamentoImagem: Shutterstock.

A importância do posicionamento de marca vai muito além de divulgar os seus produtos e serviços. Uma empresa que deseja ter grandes talentos na sua equipa precisa também de usar o marketing para mostrar os seus valores e posicionar-se corretamente no mercado.

Muito se tem falado sobre uma nova geração de colaboradores que não procura apenas uma vaga no mercado, mas que leva em consideração o posicionamento das empresas, o seu impacto na sociedade e a valorização do bem-estar dos funcionários. Desta forma, além de atrair novos talentos, empresas com metas alinhadas às dos seus colaboradores trazem mais significado e propósito aos seus objetivos pessoais, e contribuem para a retenção e o engajamento desses profissionais.

Em 2018, por exemplo, o IMR realizou um estudo para uma empresa portuguesa que desejava perceber como a sua marca deveria posicionar-se para atrair novos talentos. Para isso, foram feitos dois focus groups para a análise qualitativa e inquéritos com 403 estudantes, de 17 universidade e 17 cursos diferentes, além de 400 profissionais de quadros médio e 400 do quadro superior. 366 colaboradores da empresa em questão também responderam aos questionários propostos para a análise quantitativa.

Concluiu-se que as convicções e perceções que os talentos remetem para as marcas influenciam nas suas escolhas na hora de procurar um emprego. Por isso, é preciso capitalizar e articular todo o ecossistema da marca (corporate, produtos e serviços) para ganhar vantagem na captação dos melhores talentos. Além disso, o estudo revelou que a comunicação associada à employer branding tem de ser ativa, permanente e altamente atrativa.

Esse exemplo de estudo realizado pelo IMR demonstra a importância de pesquisas de marca não só para a venda, quanto para a captação de trabalhadores.

Related posts

Impacto do Covid-19 na marca empregadora

admin

Como reter talentos millennials

admin

Como formar equipas de alto desempenho?

admin

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy