Essa crise não influenciou apenas a relação entre marca e consumidor, mas também afetou profundamente a forma como as empresas se comunicam com os seus colaboradores, tanto os atuais, quanto os futuros. O modo como as marcas se posicionam com clientes e funcionários durante este estado de incerteza permanecerá na mente das pessoas por muitos anos, daí ser importante analisar os melhores exemplos para poder seguir pelo mesmo caminho.
Uma pesquisa da Wiser, empresa inglesa especializada em recrutamento e employer branding, apresentou o exemplo de quatro estratégias de marcas autênticas que comprovam a disposição das organizações ao colocar os seus colaboradores em primeiro lugar e agir em solidariedade com aqueles que estão a ajudar a combater a pandemia.
Em reposta ao sucesso atingido durante o trabalho remoto, Jack Dorsey, CEO do Twitter, anunciou que os colaboradores que podem optar por trabalhar através de casa quando as medidas de isolamento social adotadas por conta da pandemia do novo coronavírus forem encerradas, à exceção dos trabalhos de manutenção e que requerem presença física.
A plataforma também cancelou todos os eventos físicos no ano e a maioria das viagens de negócios até setembro. E para que os funcionários permaneçam em home office, o Twitter aumentou os subsídios aos colaboradores para ajudar nos gastos domésticos.
“Se nossos funcionários estão numa posição que permite que trabalhem de casa e se quiserem continuar para sempre, nós vamos permitir que isso aconteça. Se não, os nossos escritórios irão acolhe-los com algumas precauções adicionais, quando sentirem que é seguro retornar”, disse o CEO numa publicação no blog do Twitter. “Abrir os escritórios será a nossa decisão. Quando e se os nossos funcionários vão voltar, será uma decisão deles”, explicou durante o confinamento.
Dove
A Dove lançou uma poderosa campanha ‘Courage is Beautiful‘ durante o confinamento, defendendo os profissionais de saúde que arriscam suas vidas na linha de frente da crise do COVID-19. Criada pela Olgilvy, mostra as marcas deixadas após mostra as marcas deixadas após o uso de EPIs nos rostos de médicos e enfermeiros. Desta forma, demonstrou que é possível permanecer fiel ao propósito e ao tom da marca e, ao mesmo tempo, ser criativo mesmo nos momentos mais difíceis.
A marca da Unilever fez uma doação para a Direct Relief, destinada a ventiladores e medicamentos para profissionais de saúde.
Com muitas campanhas de marketing descartadas durante a crise da COVID-19, por medo de parecer superficial ou insensível, Dove foi uma das primeiras a produzir uma campanha emocionante, unindo-se à admiração generalizada em relação aos profissionais de saúde, celebrando a sua coragem.
Veja aqui a campanha:
Amazon
Para muitos alunos e finalistas, o COVID-19 representa uma ameaça real à segurança no emprego e às ofertas que poderiam estar em jogo. No entanto, a Amazon provou que, mesmo em tempo de pandemia, continua a apoiar e a recrutar novos talentos com um programa de estágios totalmente virtual que agrega valor tanto para o participante, quanto para a empresa. Com este programa, a Amazon já recrutou mais 8000 estagiários até ao momento.
Perkbox
Uma empresa do Reino Unido desenvolveu uma plataforma de reconhecimento que permite às empresas destacar e incentivar os melhores funcionários, numa altura é que as atuais condições impedem as organizações de fazer isso pessoalmente.
Em tempos de incerteza, a experiência dos profissionais é crucial para o sucesso de uma empresa. Por isso, esta plataforma de reconhecimento e recompensa chamada Perkbox, garante que os esforços das pessoas não sejam esquecidos enquanto trabalham através de casa, e permite que os seus líderes e colegas se elogiem uns aos outros, incentivando-os, criando um bom ambiente de trabalho e garantindo as recompensas que os funcionários realmente desejam.