Image default
Artigos Gestão de talentos Recrutamento

Saiba como promover um recrutamento inteligente

A seleção e contratação de novos colaboradores para uma empresa é uma das fases operacionais mais relevantes. Para que a empresa se mantenha competitiva e em constante evolução no mercado, a gestão estratégica de pessoas é o primeiro passo para que seja bem-sucedido. Com todas as ferramentas tecnológicas disponíveis, é necessário investir em medidas capazes de recrutar, selecionar, desenvolver e reter os talentos no negócio.

Esse tipo de recrutamento é realizado, geralmente, pela equipa de recursos humanos (RH). Contudo, esses procedimentos de seleção não são propriedade do RH e tem como uma das principais características a interdisciplinaridade e a aplicação de esforços conjuntos, como com o setor de marketing e de informática da empresa.

Posto isto, neste artigo vamos compreender o que é o recrutamento inteligente, qual a sua importância, funcionamento, vantagens e as ferramentas que podem ser utilizadas no processo.

O que é o recrutamento inteligente?

Com tantas candidaturas para preencher as poucas vagas de emprego, encontrar o perfil certo requer uma atenção redobrada. É aqui que está a base do recrutamento inteligente: um processo de seleção que alinha os objetivos da empresa com os requisitos dos profissionais de acordo com as suas competências, características e comportamentos.

Com a inteligência artificial, é possível realizar uma triagem eficiente, que resultará numa maior otimização do processo de recrutamento. Além disso, obtém-se uma contratação mais assertiva, que melhora a experiência dos candidatos e reduz os custos nos erros de contratação. É um passo crucial para a formação de equipas mais engajadas, motivadas e duradouras.

Porque é tão importante?

Aderir e implementar um recrutamento inteligente é importante para os seguintes aspetos:

  • Otimização e facilidade do processo;
  • Redução significativa nos erros de contratação;
  • Seleção imparcial (o sistema não leva em consideração a raça, a religião ou o sexo dos candidatos);
  • Diminuição dos custos com contratações equivocadas.

 

Como fazer um recrutamento inteligente?

Existem algumas formas de realizar um recrutamento inteligente que geram resultados positivos e auxiliam os profissionais de recursos humanos na seleção do perfil ideal. Leia mais para colocar a ideia em prática da forma correta.

 

  1. O recrutamento enquanto processo contínuo

O recrutamento tradicional é algo sazonal. Espera-se que um cargo fique vago para depois começar a procurar novos candidatos. Isso pode ser prejudicial por várias razões, nomeadamente porque se perde mais tempo e não permite a criação de um banco atualizado de talentos.

Já o recrutamento inteligente é entendido como um processo contínuo. É necessário atrair e relacionar-se continuamente com os profissionais interessados para que, no momento certo, participem da dinâmica de contratação.

Portanto, a nossa primeira dica é: não espere que uma vaga fique aberta. Comece a criar o seu banco de talentos, pratique ações que reforcem a sua marca empregadora, melhore a comunicação com o mercado de trabalho e nunca fique acomodado. Deste modo, terá melhores resultados.

 

  1. Estratégias de marketing que jogam a seu favor

Um bom recrutador sabe que não basta publicar um anúncio convencional. É preciso ir mais a fundo, usar as ferramentas do marketing para reforçar a imagem da empresa e chamar a atenção dos talentos certos.

Nesse caso, é importante contar com o chamado employer branding. Como o nome sugere, consiste no processo de construção de uma marca empregadora. Essa marca deve fazer da empresa uma atração de talentos, estimulando-os a fazer parte da equipa de trabalho.

Muito pode ser feito para usar o employer branding a seu favor. Um bom ponto de partida é usar as redes sociais para falar da empresa e mostrar a cultura do ambiente de trabalho.  O setor de marketing ou uma consultoria especializada também podem ser ajudar nesse processo.

 

  1. Proveito das tecnologias disponíveis no mercado

A tecnologia é um elemento indispensável para promover um recrutamento inteligente. Um recrutamento realizado de forma manual vai gastar mais tempo, energia e até dinheiro da área de recursos humanos.

As ferramentas tenológicas de recrutamento e seleção são capazes de automatizar uma parte considerável do trabalho, em especial as tarefas árduas e repetitivas. Por exemplo, fazer a triagem automática dos currículos mais adequados ou o envio massivo de feedbacks aos candidatos. Também já existem softwares dotados de inteligência artificial que trabalham em tarefas mais complexas, como a análise de compatibilidade entre a empresa e o candidato.

Portanto, é preciso identificar e adotar as tecnologias certas. Isso requer uma análise assertiva às ferramentas disponíveis. Perceber as suas funcionalidades vai ajudá-lo a fazer o recrutamento e, não menos importante, a avaliar a reputação do seu fornecedor.

 

  1. Utilização das técnicas de HR Analytics

Todo o processo de recrutamento envolve uma série de decisões importantes, tais como: que vagas vou anunciar, quando e como. Ao utilizar técnicas de HR Analytics é possível melhorar os resultados de cada uma dessas decisões.

A HR Analytics consiste na construção de um RH direcionado para a análise de dados. Assim, é possível substituir a dinâmica tradicional, baseada em intuição, e apostar num RH mais moderno, consistente e bem orientado. Ao utilizar dados de recrutamentos anteriores e até do mercado, é possível extrair informações importantes para o processo. Por consequência, também os candidatos serão beneficiados.

 

  1. Banco de talentos inteligente

Um banco de talentos inteligente está inserido num ambiente digital e conta com o registo detalhado de talentos que, em algum momento, podem ser úteis para preencher as vagas disponíveis. Ao construir um banco de talentos, fica mais rápido e fácil recrutar os profissionais certos, porque já tem um canal para contatá-los diretamente.

Se mantiver o banco de talentos sempre atualizado, terá uma boa quantidade de currículos profissionais registados para que, no momento oportuno, possa aproveitá-los.

É importante considerar que pode ter acesso a bancos de talentos oferecidos por plataformas de recrutamento e seleção, que também estão atualizados e podem atuar como um complemento ao seu banco. Desse modo, aumenta a oportunidade de fazer a contratação perfeita para a sua vaga.

Related posts

Como atrair talentos para a sua empresa

admin

Worten concretiza 7 dias de formação online

admin

Programa de estágios da Sonae vence categoria internacional

admin

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy