A definição de recruitment marketing está associada a estratégias de marketing para promover o valor de trabalhar numa determinada empresa ou marca. O seu objetivo é atrair, engajar, recrutar e reter talentos.
É uma estratégia usada pelos recursos humanos e profissionais de marketing. Consiste na aplicação das táticas e métodos do marketing que permitem a difusão da employer brand. Portanto, é um processo de promoção da marca empregadora em diferentes canais de comunicação.
O propósito deste termo é entregar a mensagem correta aos candidatos certos, no momento adequado, levando-os ao encontro das ofertas de emprego disponíveis. Não deve ser confundido com publicidade e o seu resultado só é realmente eficaz se a estratégia atender as etapas de reconhecimento e consideração da marca.
As diferenças entre recrutamento e recruitment marketing
O recruitment marketing é uma função relativamente nova. Diferente do tradicional recrutamento, neste método, os profissionais não são diretamente responsáveis por preencherem vagas. Em vez disso, complementam o trabalho dos recrutadores ao contar a história da marca empregadora e, como resultado, atraem mais candidatos de qualidade e ajudam os recrutadores a preencherem vagas com mais rapidez e facilidade. Portanto, construem e alimentação um banco com candidatos de interesse para recrutadores quando estes abrirem uma nova oferta de emprego.
Embora os profissionais de recruitment marketing não sejam especificamente responsáveis por preencher vagas, eles estão alinhados com os objetivos de aquisição de talentos. Portanto, criam e implementam campanhas de marketing e eventos para apoiar os planos de contratação.
Uma maneira simples de ver a diferença entre os dois é que o recrutamento atrai talentos para os empregos, enquanto que o recruitment marketing atrai talentos para os empregadores.
No recrutamento, uma descrição de trabalho é anunciada em várias plataformas de empregos com o objetivo de atrair candidatos. No recruitment marketing é desenvolvida uma variedade de conteúdos de employer branding que é difundida numa infinidade de canais. O intuito é criar consciência, atrair seguidores, encorajar referências de colaboradores, bem como atrair candidatos a empregos.
Em linhas gerais, o recruitment marketing engloba as estratégias que uma marca usa para atrair, engajar, gerar leads e depois convertê-los em consumidores. A única diferença é que aqui mudamos os leads para talentos e os consumidores para candidatos. E como é que um profissional de RH vai fazer isso? Mantendo uma comunicação constante com os diversos talentos, ao longo das suas jornadas, nos mais diversos pontos de contacto com a empresa.
Por isso, acreditamos que o Recruitment Marketing abraça a estratégia de employer branding e vai mais além. Com ele, a marca empregadora não se torna apenas reconhecida, como ativamente começa a desenvolver um relacionamento com os seus potenciais candidatos utilizando ferramentas de marketing.
Quais são as funções do Marketing de Recrutamento?
- Utilizar o marketing para atrair os talentos certos
Compraria algum produto sem conhecer a empresa ou se ela tivesse uma má reputação no mercado? Atualmente as pessoas já não aceitam isso e conseguem recolher informações com apenas um clique. Como profissional de recruitment marketing, é necessário aceitar que o candidato fará a mesma coisa com a sua empresa. O seu papel vai ser ajudá-lo a ter uma maior quantidade de informação possível para que este tome a melhor decisão para a sua carreira.
- Segmentar os talentos e criar relacionamentos
Uma vez que começou a sua estratégia de recruitment marketing e já captou os primeiros talentos, é o momento de segmentá-los de acordo com as suas necessidades. Pode escolher segmentá-los por região, por formação ou por área de interesse. Defina os objetivos da estratégia e aplique-os na escolha dos melhores talentos.
- Informar o seu público e criar um banco de talentos
A mensagem certa no momento certo pode ajudar a sua empresa a atrair o candidato ideal. Mesmo que não seja a melhor altura para abrir uma vaga, vai acabar por manter um relacionamento com ele a longo prazo. A ideia é mantê-lo encorajado para que a sua empresa nunca saia do seu radar.