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Artigos Marketing

Quer saber o que é recruitment marketing?

A definição de recruitment marketing está associada a estratégias de marketing para promover o valor de trabalhar numa determinada empresa ou marca. O seu objetivo é atrair, engajar, recrutar e reter talentos.

É uma estratégia usada pelos recursos humanos e profissionais de marketing. Consiste na aplicação das táticas e métodos do marketing que permitem a difusão da employer brand. Portanto, é um processo de promoção da marca empregadora em diferentes canais de comunicação.

O propósito deste termo é entregar a mensagem correta aos candidatos certos, no momento adequado, levando-os ao encontro das ofertas de emprego disponíveis. Não deve ser confundido com publicidade e o seu resultado só é realmente eficaz se a estratégia atender as etapas de reconhecimento e consideração da marca.

As diferenças entre recrutamento e recruitment marketing

O recruitment marketing é uma função relativamente nova. Diferente do tradicional recrutamento, neste método, os profissionais não são diretamente responsáveis ​​por preencherem vagas. Em vez disso, complementam o trabalho dos recrutadores ao contar a história da marca empregadora e, como resultado, atraem mais candidatos de qualidade e ajudam os recrutadores a preencherem vagas com mais rapidez e facilidade. Portanto, construem e alimentação um banco com candidatos de interesse ​​para recrutadores quando estes abrirem uma nova oferta de emprego.

Embora os profissionais de recruitment marketing não sejam especificamente responsáveis ​​por preencher vagas, eles estão alinhados com os objetivos de aquisição de talentos. Portanto, criam e implementam campanhas de marketing e eventos para apoiar os planos de contratação.

Uma maneira simples de ver a diferença entre os dois é que o recrutamento atrai talentos para os empregos, enquanto que o recruitment marketing atrai talentos para os empregadores.

No recrutamento, uma descrição de trabalho é anunciada em várias plataformas de empregos com o objetivo de atrair candidatos. No recruitment marketing é desenvolvida uma variedade de conteúdos de employer branding que é difundida numa infinidade de canais. O intuito é criar consciência, atrair seguidores, encorajar referências de colaboradores, bem como atrair candidatos a empregos.

Em linhas gerais, o recruitment marketing engloba as estratégias que uma marca usa para atrair, engajar, gerar leads e depois convertê-los em consumidores. A única diferença é que aqui mudamos os leads para talentos e os consumidores para candidatos. E como é que um profissional de RH vai fazer isso? Mantendo uma comunicação constante com os diversos talentos, ao longo das suas jornadas, nos mais diversos pontos de contacto com a empresa.

Por isso, acreditamos que o Recruitment Marketing abraça a estratégia de employer branding e vai mais além. Com ele, a marca empregadora não se torna apenas reconhecida, como ativamente começa a desenvolver um relacionamento com os seus potenciais candidatos utilizando ferramentas de marketing.

 

Quais são as funções do Marketing de Recrutamento?

 

  1. Utilizar o marketing para atrair os talentos certos

Compraria algum produto sem conhecer a empresa ou se ela tivesse uma má reputação no mercado? Atualmente as pessoas já não aceitam isso e conseguem recolher informações com apenas um clique. Como profissional de recruitment marketing, é necessário aceitar que o candidato fará a mesma coisa com a sua empresa. O seu papel vai ser ajudá-lo a ter uma maior quantidade de informação possível para que este tome a melhor decisão para a sua carreira.

 

  1. Segmentar os talentos e criar relacionamentos

Uma vez que começou a sua estratégia de recruitment marketing e já captou os primeiros talentos, é o momento de segmentá-los de acordo com as suas necessidades. Pode escolher segmentá-los por região, por formação ou por área de interesse. Defina os objetivos da estratégia e aplique-os na escolha dos melhores talentos.

 

  1. Informar o seu público e criar um banco de talentos

A mensagem certa no momento certo pode ajudar a sua empresa a atrair o candidato ideal. Mesmo que não seja a melhor altura para abrir uma vaga, vai acabar por manter um relacionamento com ele a longo prazo. A ideia é mantê-lo encorajado para que a sua empresa nunca saia do seu radar.

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