Image default
Artigos Employer branding Estratégias

Fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho

O indivíduo é dotado de capacidades que lhe permitem desenvolver competências essenciais em contexto profissional, mas para que possam emergir é necessário estimulá-las. Embora a temática da qualidade de vida no trabalho seja nova para muitos, o seu impacto no mundo atual não pode ser esquecido.

Qualidade de vida no trabalho não está apenas vinculada a colaboradores mais felizes, mas também a melhores resultados de negócios. Quando a qualidade de vida no trabalho é estável, a produtividade tende a aumentar. O mesmo ocorre com o nível de retenção de colaboradores. Em suma, se beneficiar os seus colaboradores e os seus familiares, a sua organização também irá sair beneficiada.

Aqui estão alguns fatores que contribuem para melhorar a qualidade no trabalho.

 

6 maneiras de obter uma excelente qualidade de vida no trabalho

 

  1. Satisfação no Trabalho

O termo “satisfação no trabalho” refere-se ao grau de satisfação de um funcionário com a sua organização. Fatores como ambiente de trabalho, pessoas no trabalho, segurança no emprego e responsabilidades profissionais têm um grande impacto nos níveis de insatisfação profissional de um indivíduo.

Com uma melhor satisfação no trabalho, vem uma melhor qualidade de vida. Um funcionário satisfeito com a sua posição na empresa tem uma maior probabilidade de realizar um bom trabalho. Consequentemente, a insatisfação com o trabalho diminuir o engajamento dos colaboradores e também faz aumentar as taxas de rotatividade.

 

  1. Stress no local de trabalho

O stress é um assassino silencioso. Isto é especialmente verdadeiro para a maioria dos indivíduos que trabalham. Com a pressão adicional para gerir a sua vida profissional, os colaboradores sentem níveis extremos de stress. Não só afeta a sua saúde física, mas também afeta o seu bem-estar emocional.

De acordo com stress.org, a ansiedade no local de trabalho é resultado dos seguintes fatores:

  • A carga de trabalho contribui para o principal motivo de stress em quase 46%
  • Problemas entre pessoas vem em segundo lugar com 28%
  • Equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal ( 20% )
  • Falta de segurança no emprego ( 6% )

A boa notícia é que o stress pode ser gerido com eficácia com empenho adequado da organização o esforço pessoal do colaborador.

3- Reembolso Financeiro

O objetivo por trás de qualquer trabalho é obter um salário substancial em troca. Recompensas, pagamentos e benefícios aumentam a qualidade de vida organizacional.

Com uma melhor remuneração, os colaboradores ficam mais envolvidos no trabalho. A menos que a empresa forneça uma motivação extrínseca (que supere o ganho financeiro).

Depois de obter um bom salário, os funcionários têm maior probabilidade de encontrar satisfação no trabalho e também se sentem mais motivados para atingir os objetivos da empresa.

 

  1. Equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal

Horários de trabalho rígidos são um grande não para as atuais gerações Y e Z. O trabalhador moderno deseja equilibrar a sua vida profissional com a sua vida pessoal. Isso significa trabalho mais remoto e horários de trabalho mais flexíveis.

Alcançar um equilíbrio satisfatório entre a vida profissional e pessoal é um fator significativo na qualidade de vida profissional. Dividir tempo, energia e recursos em dois aspetos diferentes da sua vida é um desafio. Somando a esse desafio estão obstáculos como as longas horas de deslocamento, compromissos familiares ou mais horas de trabalho.

Para melhorar a qualidade de vida profissional na sua organização, não pode ignorar a importância de introduzir um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No entanto, nem todo gente procura o mesmo tipo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É por isso que é vital que estabeleça uma boa comunicação com todos os que trabalham para si.

Aqui estão algumas opções que ajudarão os seus colaboradores a equilibrar a sua vida pessoal e profissional:

  • Horário de trabalho flexível: Não significa sair às 6 em ponto. Isso significa que os colaboradores são livres para trabalhar nos horários em que se sentirem mais confortáveis e produtivos.
  • Trabalho em casa: uma vez por semana ou uma vez por mês, a iniciativa do trabalho em casa fará maravilhas para motivar e aumentar a produtividade.
  • Teletrabalho: é um sistema que a um funcionário trabalhar fora do ambiente de trabalho tradicional. Ou seja, trabalhar de um local externo. Essa forma de trabalho está a crescer e a despertar muito interesse nos últimos tempos, principalmente depois da pandemia ter surgido.
  • Tempo parcial: esta forma de trabalho exige que o colaborador trabalhe em turnos.

 

5- Condições de Trabalho / Ambiente de Trabalho

As empresas precisam de entender o valor de um ambiente de trabalho agradável para aumentar a eficácia organizacional. O ambiente de trabalho afeta a vida do trabalhador, o seu humor, desempenho e motivação.

Uma boa iluminação faz uma diferença drástica no desempenho e na atitude dos funcionários. A exposição à luz natural ajuda a melhorar a energia, humor, foco e produtividade.

Faça um também esforço para proporcionar condições de trabalho relaxantes, fornecendo cadeiras confortáveis, plantas de interior, salas de descanso e lanches de escritório. Faça do local de trabalho um lugar agradável e divertido para se estar.

Por fim, trate o seu funcionário com justiça e respeito. Qualquer colaborador merece sentir que é fundamental para empresa, independentemente da sua raça, sexo, sexualidade ou função no trabalho.

 

 

Related posts

Como formar equipas de alto desempenho?

admin

Empresas inteligentes pensam na qualidade de vida dos seus colaboradores

admin

Como reter talentos millennials

admin

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy