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Quer ser o empregador preferido?

O que significa exatamente ser o “empregador preferencial”? É sobre ser classificado como a melhor organização para se trabalhar, ou é mais?

Por definição, o que torna uma organização num empregador preferido é o potencial para recrutar e manter os melhores talentos. Exige uma cultura organizacional favorável, estilos de liderança e envolvimento dos funcionários. Há muitas dimensões que o RH precisa de entender para se tornar num empregador preferido.

A Glassdoor – site onde funcionários atuais e ex-funcionários avaliam anonimamente as empresas-  afirma que o salário e os benefícios estão no topo da tabela dos motivos pelos quais os candidatos entram numa empresa (48%). Mas os resultados mostram que os candidatos procuram mais do que um bom salário. A cultura corporativa é essencial para 37% dos entrevistados. A employer brand segue com 36%. A experiência de entrevista dos candidatos também é considerada. O modo como os gestores lidam com as entrevistas é um grande influenciador, em 33%. Novamente, as competências de liderança atingiram 25% dos entrevistados.

Resumindo tudo, aqui estão alguns fatores que podem ajudá-lo a ser um empregador preferido.

 

Oito fatores que tornam uma organização num empregador preferencial

 

  1. Faça um mapa da jornada dos colaboradores da sua empresa

Construir um mapa da jornada ajuda as organizações a detetarem os momentos que mais importam para os funcionários. Pesquisas com funcionários devem medir o envolvimento em pontos críticos do caminho. Deve ser realizado com base no local onde o funcionário está na sua jornada.

 

  1. Defina o que tornará a sua organização o empregador preferido

Observe mais de perto o que as pessoas veem, pensam e falam sobre a sua organização como local de trabalho. Todos estes insights o ajudarão a construir uma infraestrutura robusta de identidade de talentos. Além disso, comunicar a sua marca irá promover a sua cultura e a proposta de valor do Empregador. Também destacará como você gere o talento.

Incentive os seus colaboradores a partilharem as suas opiniões sobre o que faz da sua empresa o empregador preferido. Uma perspetiva positiva de um colaborador atual numa rede social pode criar o impacto certo.

 

  1. Forneça as ferramentas certas

Os benefícios de um empregador fornecer as ferramentas certas aos seus colaboradores são os seguintes:

  • Ferramentas eficientes trazem segurança ao local de trabalho;
  • As ferramentas tornam o trabalho mais fácil e confortável para os trabalhadores;
  • Os melhores candidatos procuram sempre um local de trabalho tecnologicamente adequado;
  • Se tiver as ferramentas certas, a formação dos seus funcionários ficará mais fácil.
  • As ferramentas certas ajudam numa transição mais suave de novatos para membros da equipa principal. A longo prazo, os novos colaboradores se mantêm felizes e satisfeitos.

Certifique-se de que tem tudo aquilo que é preciso para fazer um trabalho eficiente e que está a fornecer as ferramentas mais necessárias. Os funcionários podem não se sentir à vontade para tomarem a iniciativa de dizer que precisam de mais ou melhores ferramentas. Portanto, é uma boa ideia verificar diretamente com eles.

 

  1. Considere recompensas e reconhecimentos

Os empregadores devem planear a sua combinação de recompensas e reconhecimentos. As suas ofertas devem atender às necessidades dos colaboradores. Será melhor se puder exibi-las como uma coleção interativa de opções.

É essencial entender os desafios das diferentes gerações no ambiente de trabalho. Descobrimos que, geralmente, os Baby Boomers concentram-se mais no salário base e nos planos de reforma. A Geração X precisa de estabilidade e crescimento na carreira. Já a geração do Millennial procura um ambiente de trabalho transparente, de feedback e clareza nas expectativas.

Assim, o sistema de recompensas e reconhecimento mudará de acordo com as necessidades e valores dos funcionários e da organização. Precisa saber o que os seus colaboradores valorizam e ouvir o seu feedback. Criar uma referência para recompensas e reconhecimento pode ser uma tarefa desafiadora, mas será um prazer ter funcionários envolvidos e dedicados.

 

  1. Deixe o seu funcionário confiante com a segurança no emprego

Os colaboradores com estabilidade no emprego estão mais dispostos a assumir riscos pela sua empresa. Portanto, se for um gestor (ou empregador), deve garantir que os seus funcionários se sintam seguros e protegidos nas suas posições. Se eles tiverem que se preocupar com o seu futuro na organização, será mais difícil concentrarem em fazer o seu trabalho da melhor forma.

 

  1. Crie uma cultura de escolha

Enfatize a cultura da sua organização e as suas estratégias de contratação. Descubra o que é essencial para os seus colaboradores e coloque-se de acordo. Experiência pessoal e relacionamentos positivos são excelentes impulsionadores para os seus funcionários atuais. Além disso, criará consciência, consideração e preferência entre os potenciais colaboradores.

 

  1. Leve em cota o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Uma vida profissional equilibrada reduz o stress dos colaboradores. Permite que enfrentem a gestão da vida pessoal enquanto trabalham, sem interrupções. É por isso que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma procura crescente entre os funcionários. Assim, é vital ter iniciativas como horários de trabalho flexíveis e políticas de férias.

 

  1. Oferecer oportunidades para qualificação e requalificação

Os funcionários de hoje procuram uma curva de crescimento acentuada. Os melhores candidatos procuram organizações que ofereçam vantagens de qualificação e requalificação. Posto isto, os empregadores precisam de repensar a aprendizagem e o desenvolvimento no trabalho. O seu foco deve estar na qualificação e requalificação contínua e multigeracional.

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