Um currículo bem escrito transmite de forma concisa os seus principais argumentos de venda à empresa que o está a contratar. Para que o seu currículo atraia a atenção do recrutador, precisa de destacar as suas principais competências e as experiências de trabalho mais relevantes para a função.
Neste artigo, iremos identificar os elementos de um currículo e o processo de redação para que se diferencie dos restantes candidatos.
Para começar, o que é um CV?
Um curriculum vitae (CV) é um documento que fornece uma descrição abrangente das suas realizações académicas, experiência profissional e habilidades. Um currículo também destaca os seus prémios, homenagens, interesses de pesquisa, publicações, bolsas, palestras e subsídios.
Um currículo mais completo pode ter algumas páginas, enquanto que um currículo padrão acaba por ser mais curto, apenas 1 a 2 páginas.
Como escrever um CV?
- Escrever um currículo envolve organizar o seu conteúdo em 6 segmentos principais, que incluem:
- Informações de contacto, incluindo o seu nome, telefone e endereço de e-mail;
- Perfil pessoal, informando o resumo do seu currículo ou objetivo de carreira;
- Experiência de trabalho, incluindo funções anteriores e atuais e responsabilidades relevantes para a função;
- Formação académica;
- Habilidades relevantes para o trabalho;
- Seções adicionais, incluindo hobbies e interesses, quando aplicável.
Informações de contacto
As suas informações de contato são o primeiro elemento do currículo e servem como cabeçalho do documento. Esta informação fica na parte superior para que os entrevistadores possam entrar em contacto consigo mais facilmente. A secção deve conter apenas os seguintes elementos:
- Nome completo
- Número de telefone
- Título do trabalho
- Endereço de e-mail pessoal
- Identificadores de redes sociais (opcional)
- Site profissional (opcional)
Não inclua o seguinte nas suas informações de contato:
- Data de nascimento
- Morada
- As suas informações atuais de contacto comercial, como endereços de e-mail ou número de telefone comercial
- Fotografia (a menos que seja declarado no anúncio de emprego)
Nota: Forneça apenas as informações solicitadas na descrição do trabalho.
Declaração / Perfil pessoal
Uma declaração pessoal (ou perfil pessoal do currículo) é uma declaração concisa no início do seu currículo que descreve as suas principais habilidades e as capacidades que trará para a função. Mencione habilidades, experiências e realizações relevantes para o trabalho. O perfil pessoal às vezes não é obrigatório. Se decidir incluí-lo, mantenha o perfil bem escrito e original. Inclua adjetivos positivos como: confiante, flexível, motivado e entusiasmado.
O perfil pessoal do seu currículo deve:
- Dizer quem é;
- Descrever as principais habilidades e realizações;
- Mencionar o nome do seu empregador-alvo;
- Os seus objetivos como um novo potencial colaborador.
O que não deve constar da declaração pessoal do seu CV:
- Porque razão se está a candidatar ao emprego;
- Requerimentos salariais.
Experiência de trabalho
A secção de experiência de trabalho permite que o entrevistador veja a sua trajetória de carreira e a sua relevância para a função. Descreva a sua experiência por ordem cronológica (mais recente primeiro). Se tem pouco ou nenhum conhecimento prático sobre o trabalho, a educação deve vir antes desta secção.
A sua secção de experiência profissional pode incluir até 15 anos de experiência e declarar as seguintes informações:
- Título da função;
- Empresa com cidade e país;
- Datas de emprego;
- Três a cinco pontos descrevendo as suas responsabilidades e realizações para cada trabalho;
- Trabalho de laboratório;
- Experiência em campo;
- Trabalho voluntário;
O que a sua experiência de trabalho não deve incluir:
- Tabelas, gráficos ou imagens;
- Lacunas no histórico de empregos;
- Moradas da empresa;
- Referências profissionais ou nomes de supervisores;
- Empregos de curto prazo, a menos que tenha menos de dois anos de experiência profissional;
- Experiências de trabalho irrelevantes.
Educação
Liste a sua educação e datas da mais recente à mais antiga. Pode incluir o seu grau académico, título de tese, formações, qualificações profissionais e as principais realizações académicas relacionadas com a função. Se tiver mais de dois anos de experiência profissional relevante, poderá destacar todas a sua formação académica, incluindo o nome do curso e da instituição.
Habilidades
A secção de habilidades descreve as suas realizações nos empregos anteriores, como as principais competências que desenvolveu e as experiências que se aplicam ao trabalho em causa. As habilidades a serem incluídas nesta seção dependem do setor, da posição e da sua experiência pessoal. Se tiver muitas competências relevantes, liste apenas 4 a 8 habilidades relevantes para a função, incluindo habilidades específicas do trabalho, habilidades sociais e habilidades físicas. Alguns exemplos incluem:
- Línguas estrangeiras;
- Habilidades técnicas quando relevantes;
- Habilidades certificadas;
- Considere também mencionar o seu nível de aptidão, como: Básico, Intermediário, Avançado ou Especialista para cada uma.
- Liste os projetos em que potencializou os seus talentos e os resultados. Por exemplo: especialista em gestão de redes sociais; a página do Instagram cresceu de 0-51.000 em 5 meses.
Secções adicionais (direcionadas ao seu público)
Seções adicionais direcionadas ao seu público podem incluir certificações profissionais, publicações, prémios e formação extra – qualquer coisa que seja relevante para quem está a ler o seu currículo. Esta é uma oportunidade de se destacar, então use o espaço com sabedoria para mostrar as suas conquistas únicas.
Se é estudante, pode listar a sua experiência como voluntário e realizações académicas. Mencione coisas que pode discutir com mais detalhes na entrevista.
Pode ser apropriado incluir hobbies e interesses no seu currículo, se o retratarem como uma boa opção para o empregador, tais como atividades que demonstrem a sua dedicação a uma causa com a qual o empregador trabalha.
Alguns empregadores podem não precisar de referências, portanto, a sua inclusão pode não ser necessária. Também pode dar aos empregadores a opção de pedir referências, o que pode mostrar que está disposto a entrar em contacto com a sua rede que está disponível para responder por si.
Mais dicas para escrever um CV eficaz:
Use estas dicas para melhorar a sua redação e formatação:
Fontes e cores:
Use fontes legíveis e padrão , como Calibri, Georgia, Open Sans e Cambria. Use tamanhos de fonte de 10 a 12 pontos e seja consistente com o estilo e o tamanho do seu currículo. Use fontes maiores (tamanho 14 a 16 pontos) para títulos de secção. Isso ajuda a quebrar a leitura e ao mesmo tempo que destaca as secções.
Formatação:
Seja consistente com o uso de itálico, negrito, listas com marcadores e estilo de fonte. Deixe espaço em branco suficiente e mantenha um mínimo de 0,5 de margem em todos os lados. Isso melhorará a organização e a legibilidade.
Estrutura:
Faça um esboço das entradas do seu currículo por ordem cronológica inversa, de forma a que a primeira coisa que o recrutador veja sejam as suas realizações mais recentes. Use marcadores para que os recrutadores possam folhear.
Conteúdo:
Faça com que a sua escrita seja poderosa e concisa. Use verbos fortes e ativos o tempo todo. Certifique-se de editar e rever várias vezes o seu currículo antes de enviar.
Verbo:
Use os verbos no presente para empregos atuais e os verbos no passado para empregos anteriores. Reveja a consistência.