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Tendências culturais da empresa a serem observadas em 2021

O ano 2020 está a chegar ao fim com uma grande agitação no mundo dos negócios devido à crise causada pela pandemia. Mas nem por isso deixámos de ver as empresas a apostar fortemente na construção de uma cultura organizacional eficiente. Uma cultura que não o fará apenas destacar-se dos outros, mas também lhe dará uma vantagem competitiva.

Cada organização tem a sua própria cultura corporativa que define como as coisas são feitas dentro de uma empresa. Compreende principalmente os valores e crenças em torno dos quais uma organização trabalha. Uma cultura boa e positiva provavelmente irá direcioná-lo para o sucesso. No entanto, se a cultura da sua empresa não for trabalhada da maneira mais correta, irá prejudicá-lo gravemente a longo prazo.

É fundamental que ao discutir e planear a sua cultura corporativa inclua todos os níveis hierárquicos da organização, desde a administração aos gestores. Esse processo irá ajudá-lo, não apenas a definir a perspetiva de todos, mas também a criar uma cultura organizacional adequada.

Neste artigo, vamos falar sobre as fortes tendências da cultura corporativa que irão ajudá-lo em 2021.

 

Tendências da cultura corporativa em 2020 a serem observadas em 2021

 

Priorize o engajamento do colaborador

A falta de ligação com e entre os funcionários é o principal problema que muitas empresas enfrentam numa altura em que a maioria dos trabalhadores estão em regime de teletrabalho. Podemos admitir que, em determinado momento, toda a solução de engajamento de funcionários que funcionava anteriormente foi interrompida de uma forma ou de outra com esta mudança estrutural.

Posto isto, a próxima etapa para resolver esse problema crítico é continuar a reinventar as estratégias de engajamento dos colaboradores e elaborar todos os planos disponíveis. Tente concentrar-se nas lacunas e nos obstáculos dos seus programas atuais e encontre soluções mais inteligentes.

Outra coisa que pode fazer é criar uma cultura organizacional que seja centrada no colaborador. Essas perceções podem ser criadas ao fornecer continuamente: feedback, programas de formação, autonomia e muito mais. O seu único objetivo deve ser a capacidade de aumentar o envolvimento dos colaboradores sem quebrar nenhuma política fundamental da empresa.

 

Horários flexíveis

As empresas têm vindo a perceber que horários apertados no trabalho contribuem para que os colaboradores sejam menos produtivos e, que no limite extremo, cheguem a uma situação de esgotamento.

Os colaboradores precisam de um tempo livre no seu dia e de um horário que permita mais flexibilidade no trabalho. Com horários flexíveis, os seus funcionários serão capazes de manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Quando existe uma programação flexível, os colaboradores ficarão mais satisfeitos e a retenção torna-se mais fácil para as organizações.

Aqui está uma estatística reveladora para enfatizar a incorporação de um horário flexível na organização: 80% dos funcionários preferiram opções de trabalho flexíveis se não houvesse consequências negativas.

 

Benefícios que importam

É sabido que toda cultura empresarial traz benefícios para os seus colaboradores. Mas quão eficazes e significativos são esses benefícios? É vital planear o pacote de benefícios certo para de forma a aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores.

Com o aumento dos Millennials no mercado de trabalho, tornou-se crucial a escolha de benefícios que ajudem esta geração no crescimento estável das suas carreiras e também das suas vidas pessoais. Portanto, deve-se concentrar mais em fornecer benefícios que importam e são úteis em 2021.

 

Enfatizar a segurança psicológica

O termo “segurança psicológica” foi mencionado pela primeira vez por Amy Edmondson, professora da Harvard Business School em 1999. Ela definiu a segurança psicológica como sentir-se confortável dentro de uma equipa e estar mais à vontade para admitir erros, falar ao tentar fazer coisas novas sem ficar constrangido.

Embora o conceito seja novo para muitas organizações, é muito importante atualmente porque resulta em equipas de alto desempenho e incentiva o vínculo entre os membros. Além disso, ajuda os colaboradores a tornarem-se mais abertos a ideias, inovações e discussões em equipa para que nunca haja uma pausa no fluxo de trabalho produtivo. É uma prática saudável, que mantém a transparência de todos na organização e onde a aprendizagem é incentivada a cada etapa.

 

Mindfulness no local de trabalho

Mindfulness significa aceitar e compreender os próprios sentimentos, pensamentos e sensações corporais, sem julgamentos. É uma prática saudável para reduzir o stress no local de trabalho e ser mais produtivo. É algo que precisa levar em consideração, tal como a sua cultura corporativa, enquanto caminha para 2021.

É um conceito que cresceu ao longo do tempo, e o ponto principal é concentrar-se mais nas suas sensações físicas, pensamentos e emoções, sem fazer suposições. A maneira mais proeminente de praticar este método no local de trabalho é através de programas de meditação. Não só ajuda a acalmar a mente dos colaboradores, como também os ajuda a relaxar fisicamente, resultando em menos stress e mais energia psicológica positiva no local de trabalho.

 

Igualdade no local de trabalho

Desigualdade é um tratamento desfavorável no trabalho que prejudica, não só a sua reputação, mas também mostra que há algo de errado com a cultura dentro da organização. Isso resulta na baixa autoestima dos funcionários e, eventualmente, na sua saída da organização.

No entanto, se a igualdade for praticada, é provável que a sua organização tenha uma taxa de retenção mais alta. Igualdade nem sempre significa impedir preconceitos, trata-se também de compreender e valorizar a diversidade no ambiente de trabalho. Quando existe respeito mútuo na empresa, não só há um aumento dos laços entre as equipas, como também há um aumento da autoestima e a motivação dos colaboradores. Portanto, está na hora de enfatizar mais a igualdade em termos de trabalho e apostar também na diversidade.

 

Experiência do funcionário

Ter um negócio nem sempre só envolve lucros, receitas e marketing. É também cuidar dos seus recursos mais valiosos, os seus colaboradores. A experiência que eles irão ter ao trabalhar na sua organização irá refletir-se na prestação do seu trabalho todos os dias.

De acordo com a pesquisa da Deloitte, 80% dos empresários e líderes de RH afirmaram que a experiência dos colaboradores é significativa para eles.

Existem muitas práticas que uma organização pode proporcionar aos seus colaboradores para que estes tenham a melhor experiência possível durante a sua gestão na organização. No entanto, tudo se resume aos líderes e à forma como estes vão atuar na relação com os colaboradores.

A boa experiência dos colaboradores tem um impacto positivo nos níveis de engajamento e produtividade será um dos principais fatores pelos quais os seus funcionários vão querer trabalhar para si todos os dias.

 

Focar na evolução

Com o aumento da geração Millennial no contexto corporativo, oferecer benefícios nem sempre é suficiente. Eles são o futuro da sua organização e exigirão algo fora da caixa para se manterem. São jovens, enérgicos, inovadores e estão sempre à procura de evoluir nas suas capacidades. Fornecer as ferramentas certas para o desenvolvimento do seu trabalho é essencial para que os seus colaboradores tenham as oportunidades certas de crescimento.

Com a implementação de programas de desenvolvimento adequados, os seus colaboradores ficarão mais satisfeitos, aumentando assim as taxas de retenção. E taxas de retenção mais altas resultarão num aumento da motivação dos funcionários e num maior envolvimento dentro da organização.

 

Resumindo

Colaboradores e equipas de gestão precisam de estar no mesmo barco para alcançar uma cultura de sucesso. Precisam de estar sincronizados de forma a que a cultura organizacional funcione para todos sem problemas.

Agora que 2021 está a chegar, que seja o início de uma cultura empresarial próspera, onde a colaboração e a formação têm prioridade máxima, juntamente com o bem-estar dos colaboradores.

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