O local de trabalho é uma mistura de diferentes tipos de colaboradores com visões e opiniões distintas. É essa exclusividade que cria um espaço de trabalho perfeito. Essa combinação ajuda-os a conhecer novas pessoas, conhecer culturas diferentes e obter uma experiência profissional melhor.
Embora tudo isto pareça ótimo, existem alguns problemas ao lidar com um grupo diversificado de pessoas. O principal problema está em determinar os pontos de vista individuais. Uma vez que os colaboradores têm uma formação única e reagirão de maneira diferente a situações específicas.
Nesse caso, é preciso saber o que funciona melhor para cada indivíduo. Só determinando isso, é que se consegue obter os melhores resultados. Primeiramente, deve-se entender o que impulsiona ou motiva essas pessoas. Então, conheça os nove tipos comuns de funcionários e qual a melhor forma de direcioná-los para o sucesso.
9 tipos comuns de colaboradores
O estável
Natureza: Uma pessoa desse tipo ama a segurança e estabilidade em todos os aspetos e não gosta de correr riscos. São aqueles que raramente procuram oportunidades noutro lugar. Gostam de um ambiente de trabalho previsível.
Formas de motivá-los: a melhor maneira de motivá-los é informá-los sobre a lucratividade de uma empresa. Isso dá-lhes esperança de que o seu futuro está garantido numa empresa. Eles também gostam da comunicação constante com o seu líder no local de trabalho. Isso ajuda-os a sentirem-se parte da empresa, tornando-os mais confiantes na sua função.
O sociável
Natureza: Este é o tipo de pessoa amigável que se dá bem com a maioria dos seus colegas. São normalmente extrovertidos por natureza. São muito enérgicos quando se trata de atividades em grupo.
Formas de motivá-los: A inclusão social é vital para motivar a personalidade deste funcionário no local de trabalho. Eles prosperam numa equipa com relacionamentos sólidos, atividades sociais e oportunidades de ajudar os outros. Para motivar esse grupo, é preciso ter uma grande cultura social entre os membros da equipa. Pode ser obtida através de festas de escritório, passeios, almoços, etc.
O competitivo
Natureza: Estes indivíduos pertencem a um grupo competitivo de pessoas. Está sempre em destaque no que diz respeito à produtividade e ao seu trabalho. Nunca erram o alvo e sempre permanecem no topo da tabela de classificação em termos de resultados.
Formas de motivá-los: A melhor forma de motivar essas pessoas é através do reconhecimento. Estes indivíduos prosperam num ambiente de gratificação, com excelente valorização dos colaboradores.
O líder
Natureza: As pessoas desta natureza adoram ter influência e poder. Costumam aproveitar a oportunidade de liderar projetos. Provavelmente irá encontra-los em posições de liderança.
Formas de motivá-los: A melhor maneira de impulsioná-los é dando-lhes responsabilidades. Esse senso de responsabilidade traduz-se em liderança para eles. Também se pode obter o melhor das suas capacidades em posições de coordenação.
O ambicioso
Natureza: São muito objetivos e um grupo analítico de pessoas. Estes indivíduos também têm um estilo de vida luxuoso. Uma forma de identificar esses tipos de funcionários é examinar os seus empregos anteriores. Deixam sempre empregos por salários muito mais altos, em vez de novos desafios. Essas pessoas também são um pouco inflexíveis na altura de negociar o salário.
Formas de motivá-los: Como o dinheiro impulsiona estes trabalhadores, deve-se oferecer um salário competitivo e prémios de produtividade. Os bens materiais motivam estes colaboradores muito melhor do que qualquer outra coisa.
O especialista
Natureza: Um indivíduo com esta personalidade geralmente é muito culto. Têm muito conhecimento e são os melhores na sua área de atuação. Têm sempre a resposta certa para cada situação.
Formas de motivá-los: O conhecimento é a motivação suprema deste grupo. Neste sentido, a formação e o desenvolvimento dos colaboradores são fundamentais para eles. Gostam de ficar num ambiente onde possam aprender coisas novas.
O criador
Natureza: Estes indivíduos são muito criativos. Os trabalhadores destas categoria estão sempre cheios de ideias nas reuniões. Também são ótimos na resolução de problemas e frequentemente oferecem um feedback construtivo.
Formas de motivá-los: Os criadores não gostam de um trabalho rotineiro. Portanto, ajudaria se os mantivesse no limite com novos projetos. Gostam de inovação no espaço de trabalho e cansam-se facilmente de estar num projeto de longo prazo. Pode motivar este grupo colocando-os num papel criativo e reconhecendo os seus resultados para o mesmo.
O espírito Livre
Natureza: Desfrutam de autonomia e liberdade na vida. Estes colaboradores gostam de trabalhar sozinhos, sem supervisão. Querem liberdade na sua forma de trabalhar, são discretos e gostam de controlar o trabalho.
Formas de motivá-los: Como sugere a sua natureza, estas pessoas preferem gerir o seu trabalho. Para motivá-los, deve dar-lhes responsabilidade e confiança. Ajudaria se também se lhe desse o poder de tomar as suas próprias decisões para obter os melhores resultados. Qualquer análise rigorosa certamente os desmotivará.
O artista
Natureza: Esta personalidade vive para o momento. São descontraídos por natureza e definitivamente os favoritos do público. Tem uma atitude muito despreocupada e são muito divertidos, tornando-os os favoritos do público.
Formas de motivá-los: Pode motivar estes colaboradores proporcionando-lhes um equilíbrio excelente entre vida pessoal e profissional. Um ambiente de trabalho divertido e informal encorajará estas pessoas mais do que um ambiente corporativo completo. Ter um relacionamento harmonioso com os membros da equipa também ajuda a reter estes funcionários.