Image default
Artigos Guia de Carreira

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Tem medo de não estar bem preparado para a sua primeira entrevista de emprego? Há uma série de etapas que deve realizar antes (e depois) da entrevista para transmitir uma boa impressão ao seu potencial empregador. Veja quais neste artigo.

 

10 formas de ter sucesso numa entrevista de emprego

 

  1. Analise o cargo a que se candidata

Uma parte importante da preparação da entrevista é analisar o anúncio do emprego ao qual se está a candidatar. Ao rever a descrição do cargo, considere o que a empresa procura num candidato. Faça uma lista das habilidades, conhecimentos e qualidades profissionais e pessoais exigidas pelo empregador e que são essenciais para o sucesso no trabalho.

 

  1. Faça uma correspondência

Depois de verificar as qualificações para o trabalho, crie uma lista de competências que correspondam aos requisitos exigidos pelo trabalho. Isso pode incluir habilidades, qualidades, certificações, experiências, qualificações profissionais, habilitações de informática e conhecimento académico. Pode mencionar alguns desses recursos quando explicar ao empregador porque é uma excelente opção para o trabalho. Além disso, pense em exemplos de experiências de trabalho anteriores que mostram que tem essas qualidades. Desta forma, caso o entrevistador peça que descrever um momento em que demonstrou uma competência ou habilidade específica, já estará pronto para responder a isso.

Esta preparação vai ajudá-lo a estar pronto para responder a perguntas específicas sobre a sua experiência académica ou profissional, e a questões comportamentais para determinar se tem conhecimento, competências e qualidades necessárias para executar o trabalho.

 

  1. Faça uma pesquisa sobre a empresa

Antes de participar de uma entrevista de emprego, é importante recolher o máximo de informação que puder, não apenas relativamente ao cargo a que se candidata, mas também acerca da empresa. A pesquisa da empresa é uma parte crítica na preparação da entrevista. Isso irá ajudá-lo a preparar-se para responder às perguntas da entrevista e também poderá ajudá-lo a descobrir se a empresa e sua cultura são adequadas para si.

Para uma compreensão concisa, verifique o site da empresa, especificamente a página “Sobre nós”. Tenha uma ideia de como a empresa se compara a outras organizações do mesmo setor, leia artigos em revistas ou sites do setor. Você também poderá verificar as avaliações  da empresa de clientes e de colaboradores atuais e antigos.

Além disso, gaste um tempo a aceder à sua rede de contactos do LinkedIn para ver se conhece alguém que poderá ajudá-lo a ter uma vantagem na entrevista sobre os outros candidatos.

 

  1. Pratique as respostas em casa

Reserve um tempo para praticar como irá responder às perguntas da entrevista que provavelmente vão feitas. Pratique entrevistar um amigo ou membro da família, será muito mais fácil quando estiver realmente numa entrevista de emprego.

Tente conduzir a entrevista prática no mesmo formato da entrevista real. Por exemplo, se for uma entrevista por telefone, peça a um amigo para ligar para si para praticar como responder a perguntas ao telefone. Se for uma entrevista de painel, peça a alguns amigos que finjam ser um painel.

Se a entrevista for feita digitalmente, certifique-se de que está confortável com a tecnologia, analise as perguntas e respostas comuns das entrevistas de emprego e pense em como irá responder.

  1. Prepare a roupa para a entrevista

Não espere até o último minuto para ter certeza de que as suas roupas de entrevista estão prontas. Tenha uma roupa própria para entrevistas de emprego, para que não tenha de pensar no que vai vestir.

Independentemente do tipo de trabalho para o qual se está a candidatar, a primeira impressão deve ser a melhor. Vista uma roupa mais formal e que ao mesmo tempo seja confortável.

Se se candidatar a um emprego que tenha um ambiente mais casual, como uma loja ou um restaurante, continua a ser importante estar limpo, arranjado e bem-vestido, de modo a apresentar uma imagem positiva ao empregador.

 

  1. Pense no que levar para uma entrevista de emprego

É importante saber o que levar (e o que não levar) para uma entrevista de emprego. Os itens a serem levados incluem: cópias extras do seu currículo, uma lista de referências, uma lista de perguntas a serem feitas ao entrevistador e algo para escrever anotações.

Também é importante saber o que não  levar, incluindo o seu telemóvel ( ou pelo menos que esteja desligado) ou uma pastilha elástica.

 

  1. Lembre-se das regras de etiqueta

Há regras de etiqueta que devem ser seguidas também numa entrevista de emprego. Lembre-se de cumprimentar de maneira educada, agradável e entusiasta a rececionista, o seu entrevistador e todas as outras pessoas que encontrar na empresa.

 

Durante a entrevista:

 

  • Tenha cuidado com a linguagem corporal
  • Aperto de mão firme
  • Faça contacto visual enquanto articula os seus pontos de vista
  • Preste atenção
  • Mostre interesse no que está a ser dito

Existem também dicas de etiqueta específicas, dependendo do tipo de entrevista que tiver. Por exemplo, uma entrevista durante um almoço ou jantar, uma entrevista de painel, uma entrevista por telefone ou uma entrevista por vídeo.

Quanto mais positiva for a impressão que causar, mais confiante se sentirá durante a entrevista de emprego.

 

  1. Obtenha direções

Se for a entrevista presencial, é importante saber com antecedência a onde e por onde tem de ir. Dessa forma, evitará o stress e risco de se atrasar para a entrevista. Use o Google Maps ou uma aplicação semelhante para obter direções, caso não tinha certeza do local.

Programe o seu GPS, se tiver, para encontrar o melhor caminho até à empresa. Verifique o estacionamento se for de carro.

Se tiver tempo, é uma boa ideia fazer uma visita ao local um ou dois dias antes da entrevista. Dessa forma, terá certeza de para onde tem de ir e quanto tempo levará para chegar lá. Reserve alguns minutos extra e chegue um pouco mais cedo para a entrevista.

Também pode confirmar a hora e o local da entrevista, apenas para ter certeza de que está a ir na direção certa.

 

  1. Ouça e faça perguntas

Durante uma entrevista de emprego, ouvir é tão importante quanto responder. Se não estiver a prestar atenção, não será capaz de dar uma boa resposta.

É importante ouvir o entrevistador, prestar atenção e dedicar tempo, se necessário, para redigir uma resposta adequada. Também é importante discutir as suas qualificações de uma forma que impressione o entrevistador.

Além disso, esteja pronto para envolver o entrevistador. Faça com que seja uma conversas agradável de modo a construir um relacionamento com o entrevistador, em vez de apenas de dar respostas rotineiras às perguntas. Tenha as suas próprias perguntas prontas para fazer ao entrevistador e tome a iniciativa de falar mais sobre si.

Perto do final da entrevista, diga ao recrutador que acredita que o emprego se encaixa perfeitamente e que está muito interessado.

Saberá se a entrevista foi bem-sucedida se durar mais de 30 minutos, se discutir o salário ou se receber um convite para uma segunda entrevista.

 

  1. Acompanhe com uma nota de agradecimento

Acompanhe uma entrevista de emprego com uma nota de agradecimento ou e-mail reiterando o seu interesse no trabalho. Reafirme porque deseja o emprego, quais são as suas qualificações e como pode fazer contribuir significativamente para o crescimento da empresa.

Esta carta de agradecimento também é a oportunidade perfeita para discutir qualquer coisa importante que o seu entrevistador deixou de perguntar ou que não respondeu de forma tão completa, ou como gostaria.

Agora está pronto para entrar no mercado de trabalho… Boa sorte!

Related posts

Estágios Ativar.pt já contam com 6.865 candidaturas

admin

O que incluir no seu currículo?

admin

Nestlé Portugal tem 750 vagas destinadas a jovens profissionais

admin

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy