Image default
Artigos Guia de Carreira

Está à procura de emprego? Siga estas 6 dicas!

Se está à procura de um novo emprego ou pretende mudar para um trabalho melhor, esse processo, por vezes, pode ser longo, difícil e frustrante. Muitos profissionais não têm certeza de como procurar emprego de forma eficaz, uma vez que existem tantos recursos disponíveis e muitas etapas a serem seguidas.

A boa notícia é que é possível encontrar o trabalho ideal para si, só precisa de um bom plano, dedicação, positividade e metas realistas.

 

Sugestões para uma procura de emprego mais eficaz

Tenha uma direção clara

Primeiro, é importante determinar o tipo de emprego a que deseja candidatar-se, tendo em conta que tudo que todos os passos que vai dar a seguir vão-se apoiar nessa direção. Isso irá ajudá-lo a otimizar a sua pesquisa nas plataformas de empregos e no LinkedIn. Assim, saberá exatamente o que está à procura, economizando tempo e energia. Para determinar que tipo de trabalho deseja, reserve um tempo para pensar em elementos importantes, como os seus valores, interesses, pontos fortes, educação, experiência e tipo de personalidade. Este processo demorar um pouco mais no início da sua pesquisa, mas é essencial para conseguir atingir os seus objetivos finais.

A partir do momento em que estes elementos ganham clareza, isso irá ajudá-lo a manter o foco e a preparar-se melhor para todas as etapas da procura. Numa entrevista de emprego, por exemplo, será capaz de expressar claramente quem é como profissional e o que traz para a empresa a que se candidata.

Reserve algum tempo para fazer um diário sobre esses elementos para esclarecer a sua direção. Também pode ser útil falar com um amigo próximo ou um coach profissional para ajudar a restringir as suas opções.

Use a sua rede de contactos

Pelo menos 60% dos empregos são encontrados através de uma rede de contactos. Portanto, não deve ignorar o poder desta opção para uma procura de emprego eficaz.

O uso de uma rede de contactos não se limita apenas ao LinkedIn, também pode incluir os seus colegas da faculdade, professores, associações do setor, organizações comunitárias e câmaras de comércio. Seja estratégico sobre as suas relações profissionais e os eventos de networking em que participa.

Certifique-se de que tem algo significativo para dizer e que possa contribuir para uma conversa. Não digas apenas que está à procura de emprego, tente expor opiniões significativas nas suas ligações profissionais e isso acontecerá com o fluxo natural da conversa.

Defina uma programação e mantenha-se organizado

Certamente que não quer deixar a sua procura de emprego ao acaso. Determine quanto tempo por semana deseja dedicar-se à procura de emprego e comprometa-se com isso. Bloqueie o tempo na sua agenda e use um cronograma para se manter organizado.

Pode incluir coisas como palavras-chave e cargos que pesquisa com frequência. Também pode acompanhar os empregos para os quais se candidatou e as etapas que se seguem. Isso ajudará a economizar tempo, pois todas as informações estarão num só lugar.

Leia as descrições do trabalho cuidadosamente

Depois de encontrar um emprego ao qual se deseja candidatar, certifique-se de que lê a descrição do trabalho e as instruções com atenção. Eles querem que envie o seu currículo através de uma plataforma online? Eles querem um PDF do seu currículo? Eles querem uma carta de apresentação ou um vídeo biográfico? Eles pedem que envie a sua inscrição para um endereço de e-mail específico? O não cumprimento das instruções pode fazer com que a sua inscrição seja rejeitada.

 

Não se candidate a tudo e da mesma forma

Se realmente quer encontrar o emprego dos seus sonhos, o facto de se candidatar a tudo e mais alguma coisa não ajudará a alcançá-lo. Gastar mais tempo a adaptar o seu currículo a uma vaga de emprego especifica terá um retorno mais frutífero do que distribuir um currículo genérico para cada posição a que se candidata.

Em vez de procurar qualquer tipo de emprego, considere realmente qual é o melhor para si e reserve um tempo para construir a currículo perfeito para essa função.

 

Nunca minta no seu currículo

Mentir no seu currículo, carta de apresentação ou durante uma entrevista nunca vai acabar bem. Só porque fez espanhol durante o liceu, não significa que seja fluente e não o ajudará de forma alguma se for chamado por causa desse detalhe.

Aquela mentirinha, que pode ter parecido uma boa ideia quando fez o seu currículo, pode manchar a sua imagem se for contratado e não conseguir prosseguir com os requisitos. Lembre-se de que os períodos de experiência são estabelecidos por uma razão e o empregador sabe disso.

 

Related posts

Como impulsionar a motivação dos colaboradores em teletrabalho?

admin

O que incluir no seu currículo?

admin

Nestlé Portugal tem 750 vagas destinadas a jovens profissionais

admin

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy