Image default
Artigos Guia de Carreira

Como impulsionar a motivação dos colaboradores em teletrabalho?

Manter a motivação em teletrabalho é um dos grandes desafios da gestão de pessoas. Isso porque no ambiente presencial existem muitas formas de aumentar o engajamento, mas muitas delas não são possíveis de serem realizadas a distância, ainda mais se é a primeira experiência da empresa com este modelo de trabalho.

Contudo, não deixa de ser uma necessidade, tendo em vista que a falta de motivação no trabalho impacta diretamente na produtividade diária e pode ainda aumentar o sentimento de individualidade no trabalho, o que dificulta ainda mais o processo de colaboração dentro de uma equipa de trabalho, ou mesmo com outras áreas.

Por isso, saiba neste artigo como pode manter a sua motivação em teletrabalho.

 

10 ideias que aumentam a motivação em regime de teletrabalho

 

Crie uma programação

Sem um dia de trabalho não for bem estruturado, o tempo pode não ser bem aproveitado. É por isso que é importante ter um cronograma de atividades, no qual deve estabelecer um horário para começar e terminar o trabalho. Tente cumpri-lo o máximo que puder.

 

Organize um espaço de trabalho dedicado

Até pode cair na tentação de trabalhar na cama, porque é provavelmente o espaço mais confortável da casa. No entanto, quando associa a sua cama ao trabalho, isso pode afetar o seu sono à noite e de certeza que vai afetar o seu desempenho no dia seguinte. A maioria dos especialistas em sono recomenda reservar a sua cama apenas para dormir e realizar atividades sexuais. Portanto, mesmo que a sua cama pareça o local mais confortável para trabalhar, crie um espaço de trabalho noutro lugar. A mesa da cozinha ou a secretária no canto da sala podem ser alternativas melhores do qualquer espaço no seu quarto.

 

Trabalhe em pequenos blocos de tempo

Dividir em pequenas quantidades de tempo e planear o que você fará durante esse período, pode tornar as grandes tarefas mais produtivas. Agendar o seu horário também o tornará mais responsável. Terá menos probabilidade de se perder nas redes sociais e de procrastinar se tiver um prazo apertado para concluir as tarefas.

 

Limite as suas distrações e interrupções

Ao trabalhar em casa pode descobrir que tem dificuldade em voltar a realizar uma tarefa cada vez que é interrompido. Por isso, tente limitar as suas distrações e interrupções ao longo do dia. Isso pode significar silenciar as notificações do telefone e verificar o seu e-mail apenas uma vez por hora. Se estiver a trabalhar em casa com crianças, mantenha-as ocupadas para reduzir a frequência com que elas o interrompem. Dê-lhes tarefas para fazer e planeie verificá-las num determinado momento.

 

Pratique a “Regra dos 10 Minutos”

Pode ser difícil convencer-se a começar a trabalhar numa tarefa que realmente não deseja fazer. O facto de saber que vai ser entediante, frustrante ou simplesmente desafiador, faz com que se sinta desmotivado e que seja difícil começar essa tarefa.

Uma das melhores maneiras de fazer algo que não quer é usar a “regra dos 10 minutos”. Diga a si mesmo que só precisa de trabalhar nessa tarefa por 10 minutos. Então, após esse tempo, pode fazer uma pausa. Provavelmente descobrirá que, na marca de 10 minutos, irá optar por continuar. Normalmente começar é a parte mais difícil, mas depois é mais fácil manter o ritmo de trabalho.

 

Recompense-se

Ao trabalhar em casa pode descobrir que trabalha melhor quando sabe que há uma pequena recompensa à sua espera. Por exemplo, diga a si mesmo que pode ver o seu programa favorito assim que terminar o seu trabalho. Ou que pode fazer uma pausa mais longa assim que terminar o relatório. Um pequeno incentivo geralmente pode ajudar muito a fazer o trabalho com eficiência.

 

Desafie-se

Por vezes um pequeno desafio também pode ajudar a motivá-lo. Por exemplo, pode tentar escrever uma certa quantidade de palavras em 30 minutos. Depois de ver quantas palavras escreveu nesse espaço de tempo para tentar superar essa meta nos 30 minutos seguintes.

Também pode fazer algumas descobertas sobre si próprio. Talvez trabalhe mais rápido quando está sentado na mesa da cozinha, ou talvez se concentre melhor logo após o almoço. Saber como e quando pode ser mais produtivo pode ajudá-lo a preparar-se melhor para o seu dia.

 

Pratique o autocuidado

Nunca estará no seu melhor se estiver exausto e a consumir demasiada cafeína ou demasiado açúcar. Aproveite que está em casa para adotar uma dieta saudável, descansar mais e dedicar mais tempo ao que mais gosta, para conseguir ter o melhor desempenho possível.

Se acha que está com dificuldade em fazer isso porque a rotina mudou, dê um passo atrás e pergunte o que pode fazer para cuidar mais de si mesmo.

 

Experimente estratégias diferentes

Existem muitas dicas online sobre como trabalhar bem em casa, mas cada pessoa reage de maneira diferente. O que funciona para si, pode não funcionar bem para outra pessoa.

Portanto, é importante experimentar estratégias diferentes para descobrir o que funciona no seu caso. Pode descobrir que se sente mais motivado à noite ou pode descobrir que tem mais energia após um treino matinal.

 

Pratique regularmente as suas emoções

Pesquisas mostram que tendemos a adiar tarefas que despertam emoções desconfortáveis. Nestes casos, a falta de motivação decorre do desejo de evitar o desconforto e quando se está a trabalhar em casa, há sempre muitas oportunidades para se envolver em algo mais divertido do que o trabalho que supostamente deveria estar a fazer.

Portanto, considere que emoções está a tentar evitar. Reconhecer a emoção pode fazer com que pareça menos assustador. Lembre-se de que pode lidar com a sensação de desconforto de diversas formas, basta fazer um esforço para isso. Além disso, lembre-se de como se sentirá bem ao concluir determinado projeto e em como se sentirá mal se não o fizer. Isso pode lembrá-lo de agir de outra maneira, independentemente da sua vontade.

Related posts

Está à procura de emprego? Siga estas 6 dicas!

admin

Nestlé Portugal tem 750 vagas destinadas a jovens profissionais

admin

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

admin

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy