Image default
Artigos Estratégias

Como promover uma competição saudável no local de trabalho?

Se for praticada corretamente e de forma saudável, a competição no local de trabalho pode ser uma excelente fonte de motivação dos colaboradores e pode ajudá-los a atingirem mais rapidamente os seus objetivos.

Num ambiente de trabalho competitivo e saudável, todos têm oportunidade de ganhar, todos recebem oportunidades iguais e comemoram as vitórias uns dos outros. Um tipo de competição saudável aumenta a diversão, promove um melhor desempenho e aumenta o entusiasmo em estabelecer metas e, eventualmente, alcançá-las.

Por outro lado, uma competição negativa e desmedida pode gerar conflitos entre os colaboradores e criar um ambiente tóxico na empresa. Trata-se de criar ansiedade, uma cultura repleta de stress, onde todos são colocados uns contra os outros. Esse tipo de competição favorece o favoritismo, a discriminação e a manipulação. No final das contas, isso só irá prejudicar o colaborador e a rentabilidade da sua empresa.

Neste artigo, daremos uma vista de olhos nas diferentes maneiras que podem incentivar a competição saudável no local de trabalho.

 

5 maneiras eficazes de incentivar a concorrência saudável no local de trabalho

As empresas que se concentram apenas na competição interna enfrentarão um grande afastamento. Para realmente prosperar, é essencial inspirar os funcionários a se erguerem. Veja como:

 

  1. Recompensas não monetárias

Os seres humanos são criaturas competitivas. Alguns mais do que outros. No entanto, mesmo as pessoas que se sentem confortáveis na sua posição atual, acabam por se sentirem mais motivadas se receberem algum tipo de recompensa.

As recompensas inspiram as pessoas a esforçarem-se mais e a atingirem objetivos específicos.

A questão que surge aqui é que, embora incentivemos o bom trabalho com recompensas, essas não precisam de ser obrigatoriamente monetárias. Os incentivos baseados em dinheiro têm uma maior possibilidade de gerar conflito interno e competição. É mais provável que as pessoas sintam ciúmes ou sejam ameaçadas por um membro da equipa que recebeu alguma recompensa monetária.

Nesses casos, as empresas devem procurar recompensas como, por exemplo, férias gratuitas, porque se torna mais fácil para os colaboradores partilharem a sua felicidade com os seus colegas. Além disso, esses incentivos não monetários têm maior probabilidade de alimentar uma competição intrínseca saudável, que será mais favorável para a cultura de trabalho em geral.

 

  1. Reconhecimento Peer-to-Peer

O reconhecimento dos pares é um fator considerável que afeta o tipo de competição no local de trabalho. Afinal, os seres humanos sentem a necessidade inerente de serem aceites pelos outros.

Uma cultura competitiva negativa verá como efeito os membros da equipa a enfrentarem-se e, ao mesmo tempo, a destruir a estrutura da própria equipa. Portanto, para evitar que esse desastre aconteça, é essencial definir uma cultura de reconhecimento de pares.

A questão é: como fazer isso? É puramente um “mostre e conte”. Sendo o líder deles, deve assumir a responsabilidade de mostrar à sua equipa de como isso é feito.

Reconheça os seus colaboradores publicamente. Agradeça até mesmo por um pequeno trabalho bem feito. Implemente um software de reconhecimento de colegas que permitirá que todos se reconheçam simultaneamente.

É uma questão de praticar e defender uma cultura que prioriza relacionamentos com colegas. Uma colaboração eficaz gera melhores resultados e um suporte de equipa incrível. Estes são apenas alguns exemplos das mudanças positivas que certamente trará.

 

  1. Atividades em equipa

Uma ótima maneira de inspirar uma competição saudável no local de trabalho é realizar atividades em equipa. Estes tipos de atividades geram entusiasmo que pode permitir que os colaboradores se entreguem a um desafio divertido. Divida as pessoas em equipas e faça qualquer tipo de competição que achar benéfico. Jogos de estratégia, noites de karaoke ou até noites de curiosidades – as opções são infinitas.

A beleza por detrás dessas atividades é que essa competição interna provavelmente não gerará ressentimento ou ciúme. Significa apenas aproximar as pessoas e mostrar como um senso positivo de competição pode-nos ajudar a pensar de forma mais criativa. Ao mesmo tempo, também ajuda a estabelecer as ideias inovadoras e a capacidade de vencer aceitando a ajuda de outras pessoas.

 

  1. Sessões de brainstorming

Essas sessões beneficiam todos os participantes, porque são apresentadas e discutidas em grupo as novas ideias e perspetivas de cada um. É uma ótima maneira de promover projetos inovadores e discutir abertamente sobre eles.

Além disso, para encorajar uma competição saudável, apresente algum tipo de incentivo votado por todos que irá distinguir um vencedor por unanimidade.

 

  1. Diversidade e inclusão

Pode parecer irrelevante, mas a diversidade e a inclusão desempenham um papel importante na decisão de se o seu ambiente de trabalho promove uma cultura competitiva saudável ou prejudicial.

O principal objetivo de um ambiente de trabalho competitivo e saudável é dar a todos oportunidades iguais de sucesso. Sem quaisquer medidas de inclusão isso não será possível, ainda para mais, se houver algum indício de discriminação no local de trabalho.

Uma organização deve colocar o valor da diversidade no centro dos valores da sua empresa. Todos, independentemente do género, orientação sexual, idade, raça ou etnia, devem ter tantas oportunidades e respeito quanto qualquer outra pessoa.

Para incentivar a competição saudável, pense como a longo prazo cada funcionário pensaria no seu papel na organização. Sentem-se confortáveis ​​para lidar com questões críticas? Sentem que as suas contribuições não são reconhecidas e são ofuscadas? As suas vozes não estão a ser ouvidas? Existem várias maneiras de uma pessoa se sentir discriminada dentro de uma empresa. Em caso afirmativo, é melhor resolver isso o mais rapidamente possível.

Related posts

Como atrair talentos para a sua empresa

admin

Respostas das marcas em tempo de pandemia

admin

Qual o perfil ideal para trabalhar no retalho atualmente?

admin

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy